sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alvenaria AUTO PORTANTE

Utilização: Alvenaria de vedação convencional e estrutural de casas térreas

Sistema de construção onde as paredes alem de ter a função de vedação, são responsáveis pela absorção dos esforços solicitados nos projetos.
Alem de incorporarem todas as vantagens da alvenaria cerâmica.
por apresentarem furos na vertical possibilitam a passagem de tubulações e instalações elétricas, sem a necessidade de quebra, suas paredes lisas possibilitam a aplicação direta do gesso ou textura, dispensando o chapisco e o reboco.



“Tamanhos mais uniformes,arestas e cantos mais fortes,diminuem a mão de obra por area de parede,melhor isolamento termico e acustico”
                              (Ernesto Ripper,1995)


O tipo de argila utilizada para fabricar o bloco estrutural cerâmico é a argila vermelha e a argila amarela.
Esse tipo de alvenaria apresenta diferentes formas e dimensões e servem alem para o fim de vedação como o de viguetes e lajes mistas,ao substituir os pilares e as vigas, a alvenaria auto portante reduz o consumo de concreto,aço e madeira para formas de escoramento. Projetados para serem assentados na vertical, podem ser subdivididos em:
COMUM: de uso corrente são classificados conforme a resistência a compressão
ESPECIAIS:fabricados em formatos e especificações acordadas com as normas NBR-7171 e NBR-8042


(EXECUÇÃO E INSPEÇÃO DE ALVENARIA RACIONALIZADA, Alberto Casado Lordsleem Junior, São Paulo – SP, EDITORA O Nome da Rosa, Março de 2004)

(MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL,Carmen Couto Ribeiro,Joana Darc da Silva Pinto, Tadeu Starling,Belo Horizonte – MG,Editora UFMG, 2006)

(MANUAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOErnesto Ripper,São paulo –SP,PINI,1995)


Nenhum comentário:

Postar um comentário